LED sem segredos (continuação…)

Vimos no nosso ultimo post que a eficiência (lm/w), da Lâmpada LED é fator determinante para escolher o produto melhor e claro, conseguir ter uma correta comparação do Custo x Beneficio.

Agora vamos apresentar porque uma Lâmpada LED é mais econômica do que as lâmpadas Não LED, em outras palavras: Qual o truque para um LED gerar Mais LUZ com Menos Energia!

Antes precisamos explicar duas palavrinhas, você já ouviu falar de Fotópica e Escotópica?

FOTÓPICA é o nome que se dá para sensibilidade do olho humano em enxergar sob luz intensa, ou seja, luz do dia.

ESCOTÓPICA é a sensibilidade da visão humana para condições de baixa luminosidade, ou seja, no escuro.

São essas duas características da visão humana que estabelece o espectro visível que enxergamos. A sensibilidade de nossos olhos é continua e, portanto, podemos ver todas as cores do espectro da LUZ num intervalo que vai do Vermelho ao Violeta.

É essa faixa de cores visíveis que estamos acostumados, e que nos dá a sensação de cor quando vemos uma paisagem, um ambiente ou um objeto.

O que muitas pessoas não sabem é que a luz das lâmpadas de LED é diferente. Os LEDs são fontes de luz monocromáticas que emitem luz numa faixa muito estreita do espectro visível, conforme figura abaixo.

Quando comparamos a curva de luz de lâmpadas LED com lâmpadas halógena, por exemplo, percebemos uma grande diferença, enquanto a luz do LED se concentra na maior faixa do espectro visível ao olho humano (400 a 700nm), a lâmpada halógena gera uma grande quantidade de luz fora da faixa visível.

Ureka! Aqui está o segredo: a luz emitida do LED é mais concentrada dentro do campo de visão do olho humano, enquanto as fontes de luz convencionais tem um espectro amplo, o que resulta uma grande quantidade LUZ “não” visível para o ser humano.

Em outras palavras, a lâmpadas convencionais consumem energia “elétrica” para gerar tanto luz visível (útil), quando luz não visível (inútil para o campo de visão humano), enquanto o LED emite praticamente LUZ somente no campo visível.

Desta forma uma lâmpada LED com menos Potência (Watts – energia elétrica consumida) fornece LUZ visível tanto quanto uma Lâmpada Convencional.

Se retornarmos ao post anterior e recordarmos sobre a Eficiência do LED, agora pode perceber porque é tão importante falar da relação Lumens/Watts (fluxo luminoso/potência elétrica consumida). Quanto maior a eficiência, melhor é a qualidade do LED.

Quer saber mais? Fale Conosco!

Publicado em Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *