Está aí um tema bastante controverso, até mesmo no nome: Cromoterapia, Fotobiologia ou Fototerapia?
Segundo a enciclopédia livre Wikipedia, Cromoterapia é a pratica de utilizar as cores na cura das doenças. Isso se dá através das vibrações especificas que cada cor gera e interagem com os indivíduos.
O uso terapêutico das cores é reconhecido desde 1976 pela OMS como terapia alternativa ou complementar. Daí cada vez mais livros e especialistas tem tratado desse tema.
Considerando isso, então porque não pensar em harmonizar ambientes com as cores segundo esse conceito?
Vejamos:
Cor Vermelha: sua vibração tem característica estimulante e na cromoterapia é indicada para melhorar quadros de depressão e desânimo.
Cor Amarela: se relaciona com as áreas do raciono e inteligência, indicada para áreas de estudo e criatividade.
Cor Laranja: tem como propriedade ser regeneradora e ajuda na recuperação emocional.
Cor Verde: proporciona uma sensação de calma e equilíbrio, é dito como uma cor sem “contraindicação”, pois energiza o corpo e a alma.
Cor Azul Claro: largamente usada para tranquilizar o corpo e a mente, é indicada para reduzir estresse e melhorar a qualidade do sono.
Cor Azul Marinho: contribui para equilibrar as energias e trabalha com a intuição.
Cor Violeta: é considerada uma cor muito espiritual e usada para isolar más vibrações.
Cor Rosa: na cromoterapia é vista como a cor dos relacionamentos.
Arquitetos, Designers de Interiores e Luminotécnicos tem buscado oferecer soluções que atendam esses princípios. Sejam em Hospitais, Residências ou indústria Aeronáutica, o uso de iluminação colorida para gerar ambientes confortáveis tem crescido muito.
Que tal no seu próximo projeto ou reforma incluir a cromoterapia? Uma boa dica é fazer uso de um ponto de luz, por exemplo: azul, na área do box do banheiro.
Imagina a cromoterapia aplicada em áreas de lazer, tal como uma PISCINA.
Confira mais no Link
Ótimo artigo, parabéns.